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Campus Higienópolis - Universidade Presbiteriana Mackenzie

FAQ - Perguntas Frequentes

Dúvidas gerais sobre os cursos de Pós-Graduação (Especialização) na modalidade EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

 

 

O que é ensino a distância?


Segundo o MEC, “ (...) a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”.


Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet – recurso mais comum atualmente.

 

 

Quem pode fazer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu EAD?

 

De acordo com resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação., assim, como ocorre na modalidade presencial dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), o aluno que pretende cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Por se tratar de uma modalidade a distância, o aluno, também, precisa ter acesso à uma tecnologia mínima exigida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para que ele possa participar efetivamente do curso.

 

 

Quais são as vantagens de se fazer um curso Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância?

 

Estudar a distância não é um modismo e nem uma experiência inovadora. De formas distintas, através dos tempos, pessoas têm estudado a distância por motivos diversos. Porém, o estudo a distância nos dias de hoje, reúne uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas:

·                     Liberdade de escolha: cada aluno pode estudar de acordo com suas necessidades. A dimensão do espaço e do tempo passa a ser uma questão pessoal.

·                     Mobilidade: não só no sentido literal da palavra, onde o aluno pode “levar” o curso para onde quiser, mas também no sentido da visitação de novos espaços através da Internet ou até mesmo a construção de outros.

·                     Acessibilidade: pessoas distantes fisicamente podem estudar determinado assunto, onde antes, havia a necessidade de deslocamentos. Sem os deslocamentos, é feita uma considerável economia em transportes.

·                     Individualidade na aprendizagem: o aluno tem mais oportunidades para a atenção individualizada, quando na interação com o tutor-professor.

·                     Tempo da aprendizagem: possibilidade de retomar conteúdos já estudados no momento em que houver a necessidade. Isso significa que todo o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

·                     Interação: possibilidade de se conectar com pessoas de países ou culturas diferentes.

·                     Materiais: utilização de materiais de estudos em diferentes mídias.

·                     Contato com a tecnologia: cursos a distância online necessariamente precisam do suporte tecnológico. Sendo assim, os alunos estão sempre em contato com as novidades e com as diferentes possibilidades tecnológicas.

 

 

Para estudar a distância, é preciso entender muito de tecnologia?

 

Não. O aluno de cursos a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebe toda a orientação necessária (tutoriais, vídeos de apoio e canais de comunicação) para acessar os cursos e realizar as diversas atividades propostas.

 

 

Quais são os recursos de tecnológicos mínimos para que o aluno possa participar do curso no Mackenzie?

 

Para que o aluno possa participar do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie há necessidade de:

·                     Conexão Internet 1MBps ou superior;

·                     Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior;

·                     Plug-In Flash Player atualizado;

·                     Adobe Acrobat Reader atualizado;

·                     Plugin Java atualizado;

·                     ShockWave player Atualizado;

·                     PC com 1 GHz, processador Intel ou AMD;

·                     512 MB RAM;

·                     32 – Bits ou 64-Bits : Windows XP Service Pack 2, ou posterior, Windows Vista, firefox 4 ou superior;

·                     Windows 7 ou superior;

·                     120GB de HD disponíveis• Mac Computer – Intel Core Processo ou superior;

·                     Mac OS X 10.8 ou superior;

·                     512 MB RAM ou superior;

·                     Safari 5 ou superior.

 

 

Qual é a plataforma virtual que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) utilizará para desenvolver o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância?

 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) utiliza como plataforma para o oferecimento dos seus cursos a distância o Moodle. Ao se matricularem os alunos terão acesso a um tutorial sobre como usar as ferramentas disponíveis no Moodle. Dessa forma, não é requisito ter conhecimentos prévios sobre o uso da plataforma para se tornar um aluno.

 

 

Um diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor dos demais?

 

O curso Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), autorizado conforme Portaria 368 do MEC, emite diploma sem diferenciação, uma vez que o documento tem a mesma validade e reconhecimento que o curso presencial, conforme normativas do MEC – Ministério da Educação.

 

 

O diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância também é válido em concursos públicos?

 

Sim, já que o diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial.

 

 

Quais são os diferenciais dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu - Especialização) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)? 

 

- Duração do curso, com conclusão prevista em 1 ano.

- Network com os demais alunos da turma e compartilhamento de experiências de diferentes regiões e realidades brasileiras.

- Curso totalmente online, promovendo a autonomia e o protagonismo estudantil.

- Corpo docente altamente qualificado, com os mesmos professores dos cursos presenciais.

- Interação online semanal com os professores para esclarecimentos de dúvidas e discussões sobre o conteúdo.

- Acesso a materiais atualizados sobre o tema, além de referências de leitura e interativas.

- Acesso as bases das nossas bibliotecas físicas e virtuais que oferecem milhares de títulos sobre as diversas áreas do conhecimento.

- Atividades online, com comparecimento aos Polos EaD somente para realização das provas finais dos componentes curriculares e apresentação da monografia.

 

 

Um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância é mais fácil que um presencial?

 

Não. Um curso a distância tem o mesmo nível em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está na forma como o aluno faz a condução de seus estudos.

 

 

Quantas horas semanais eu preciso estudar para conseguir acompanhar um curso de Pós-Graduação a distância?

 

Para cada componente curricular (disciplina) o aluno deve dedicar no mínimo 4h de estudos semanais. Além disso, é necessário que o aluno desenvolva uma rotina de estudos. É fundamental ter disciplina para obter sucesso nos estudos. Os alunos que estudam a distância devem ter autonomia para pesquisar e se desenvolver. O professor é apenas um mediador no processo de desenvolvimento do estudante.

 

 

 

A duração dos cursos EAD é a mesma de cursos de Pós-Graduação presencial?

 

Não. O curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância é realizado em menos tempo. No entanto, a carga horária é a mesma dos cursos presenciais. A única diferença é que o aluno que opta por fazer o curso a distância fará mais disciplinas em um mesmo módulo.

 

 

Como os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) estão estruturados?

 

Os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) apresentam a mesma proposta de grade curricular dos cursos presenciais, totalizando 432 horas aulas, sendo estruturado em 5 módulos:

 

Módulo

Carga horária

Componente Curricular

Duração

Módulo 1

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 2

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 3

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 4

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Período para encerramento das notas dos componentes

0,5 mês

Módulo 5

48 horas aulas

Metodologia do Trabalho Científico com entrega on-line da monografia

2,5 meses (10 semanas)

TOTAL

432 horas aulas

 

11 meses

Apresentação presencial da monografia

1 mês

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

12 meses

 

 

Quais são os critérios utilizados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) para a oferta de cursos/turmas dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância?

 

O calendário de oferta de turmas dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância será o mesmo das turmas presenciais, ou seja, com dois momentos distintos de início por semestre: fevereiro ou maio e, agosto ou outubro, conforme cronograma previamente definido e divulgado.

Optou-se pela formação de turmas, visto ser de fundamental importância nos cursos de Pós-Graduação a convivência e troca de experiência entre os alunos, fomentando o networking.

Cada turma terá, na média, 70 alunos. Assim, serão consideradas turmas novas, quando houver no mínimo 50 e, no máximo,90 alunos.

 

 

Como se dá o processo de matrícula dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)?

 

O processo de matrícula inicial nos cursos de especialização será online, realizada pelos discentes ingressantes, precedida da apresentação dos documentos regulamentados e o aceite do contrato de prestação de serviços educacionais com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

No momento da matrícula, além da escolha do curso, o aluno deverá escolher o Polo EaD ao qual estará vinculado, tendo em vista que será neste local que o aluno realizará as provas presenciais e a apresentação da monografia, ao término do curso.

A matrícula só será considerada efetivada após o pagamento da primeira parcela correspondente à etapa a ser frequentada pelo discente. As demais mensalidades estarão disponíveis no Terminal Informativo Acadêmico (TIA).

 

 

Quais são os polos em que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferecerá a possibilidade de realização das atividades presenciais dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância?

 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferecerá as atividades presenciais dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância nos seguintes polos:

 

Alphaville – SP: Av. Mackenzie, 905 - Tamboré.

Aracaju - SE: Mayebell Taylor, s/n - Luzia.

Atibaia - SP: Av. Dr. Joviano Alvim, 1250

Avaré - SP: Rua Minas Gerais, 1760

Brás – SP: Rua São Leopoldo, 356 – Belenzinho.

Brasília - DF:  SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 – SGA Sul 

Campinas – SP: Av. Brasil,1220 - Jd. Guanabara.

Coronel Fabriciano - MG: Avenida Acesita, Nº 286 , Nazaré

Cotia - SP: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1894, Portão

Jundiaí - SP: Rua Bartolomeu Lourenço, 175

Marília - SP: Av. Reverendo Alvares Simões, 1450 – Parque São Jorge 

Mogi das Cruzes -  SP: Rua Jardelina de Almeida Lopes, 491 - Vila Santana

Patrocínio - MG: Av. Líria Terezinha Lassi Capuano, 466 – Bairro Universitário

Recife - PE:  Rua Rui Barbosa, 704 – Graças 

Rio de Janeiro – RJ: Rua Buenos Aires, 283 – Centro.

São José do Rio Preto - SP:  Rua Rubião Júnior, 3308 – Centro 

São Paulo - SP:   Rua Maria Borba, 40 – 6º - Consolação 

São Vicente - SP: Av. Manoel de Nóbrega, 1275

Sorocaba - SP: Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 753 

Tangara da Serra - MT:  Av. Tancredo Neves, 1350 – Jd. Santiago                  

Taubaté - SP: Rua Bahia, 44 – Jardim dos Estados 

Uberlândia - MG:  Unidade I - Rua Silva Jardim, 308 – Bairro Fundinho / Unidade II -  Rua Benjamin Constant 1000/1010 - Nossa Sra. Aparecida  

 

Existe algum tipo de desconto para os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)?

 

Desconto aplicado aos alunos de especialização (a partir da 2ª mensalidade):

10% para funcionários de empresas conveniadas

15% para Mackenzistas que tenham concluído curso do Ensino Médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie ou Graduação e/ou Pós-Graduação na UPM

 

 

Dúvidas sobre o cálculo da média dos componentes curriculares (disciplinas) e requisitos para aprovação

 

 

Como o aluno será avaliado e qual é a média mínima para aprovação nos componentes curriculares (disciplinas) dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da UPM?

 

A avaliação final do aluno (100%) será composta da seguinte forma:

- 20% participação: realização das atividades de fixação (testes de múltipla escolha) e participação nos fóruns.

- 30% realização das atividades de aprofundamento (essas atividades exigem mais tempo por parte do aluno para sua realização, pois o aluno deverá produzir algo de autoria própria, por exemplo um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer e etc.).

- 50% avaliação final presencial (composta por questões no formato de testes de múltipla escolha).

A média mínima a ser obtida pelo aluno para aprovação nos componentes curriculares (disciplinas) é 7,0 (sete).

 

 

Como é feito o cálculo da média dos componentes curriculares (disciplinas)?

 

Média dos Componentes Curriculares = (Nota A*20% + Nota B*30% + Nota C*50%)

 

Sendo que:

 

Nota A = Média das atividades que compõem a nota de participação no Moodle, tais como: realização das atividades de fixação e participação nos fóruns.

Nota B = Média das atividades que compõem a nota das atividades de aprofundamento no Moodle, ou seja, das atividades em que o aluno deve elaborar algo mais complexo, por exemplo: um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer e etc.

Nota C = Nota da Prova Presencial.

 

 

Como o aluno deve proceder no caso de ter sido reprovado em algum componente curricular (disciplina)?

 

Uma vez que um aluno fica reprovado em algum componente curricular (disciplina) ele deve cursá-lo novamente de forma integral, ou seja, fazer todas as atividades das trilhas de aprendizagem e mais a prova presencial. Para tanto, é necessário fazer um requerimento e encaminhá-lo a Secretaria Acadêmica de Educação Continuada (SAEC) pedindo a inclusão do componente curricular (disciplina) em sua matrícula quando o mesmo for ofertado novamente em outra turma. O e-mail da SAEC é saec@mackenzie.br

 

 

Dúvidas sobre as atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e sobre as Atividades Presenciais

 

 

As atividades que são disponibilizadas no formato de jogos, tais como: cruzadinha, caça-palavras, palavra cruzada, forca e etc. valem nota?

 

Não. Essas atividades servem apenas para o aluno testar o conhecimento teórico de forma lúdica.

 

 

Qual é o prazo para entrega das atividades realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), ou seja, Moodle?

 

As atividades que compõem a nota de participação, ou seja, as atividades de fixação e os fóruns devem ser entregues semanalmente (no domingo de cada semana) de acordo com o cronograma das trilhas de aprendizagem do módulo vigente.

 

As atividades de aprofundamento podem ser entregues até o último domingo do módulo vigente. No entanto, não recomendamos que os alunos deixem para entregar essas atividades no último dia, porque elas demandam tempo e pesquisa para serem elaboradas.

 

 

Quais são as atividades presenciais obrigatórias previstas para os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecidos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)?

 

As únicas atividades presenciais se referem a realização das provas finais das disciplinas agendadas pelo aluno (de 1 a 4 momentos distintos no Polo) e apresentação da monografia ao final do curso.

 

 

Dúvidas sobre as Provas Presenciais

 

 

Como é realizado o agendamento das provas presenciais?

 

O aluno sempre deve observar o cronograma de sua turma e se atentar que existe um período para agendamento e posteriormente para realização das provas presenciais ao final de cada módulo do seu curso. Além disso, os alunos serão avisados por e-mail quando do início do período de agendamento das provas presenciais. Portanto, cabe ao aluno garantir que o seu e-mail informado no cadastro no site da UPM está correto. Durante o período de agendamento das provas presenciais ao acessar o Terminal Informativo Acadêmico (TIA) o aluno verá um aviso informando que o sistema para agendamento de provas está aberto, juntamente a esse aviso será disponibilizado um link em que o aluno será direcionado para o sistema de agendamento de provas. Ao acessar o sistema de agendamento de provas o aluno terá acesso as informações relacionadas as datas e aos horários disponibilizados pelo polo ao qual ele possui vínculo para realização de suas provas presenciais.

 

 

Qual é o procedimento para solicitar o cancelamento do agendamento de uma prova presencial?

 

Para cancelar o agendamento de uma prova presencial o aluno deve fazer contato diretamente com o seu polo por e-mail ou por telefone.

 

 

É possível reagendar uma prova presencial?

 

Sim. Desde que o período para agendamento de provas ainda esteja aberto. No entanto, para conseguir fazer um reagendamento primeiro é necessário fazer o cancelamento da prova presencial que já foi agendada.

 

 

Caso o aluno não consiga fazer uma prova presencial agendada é possível fazê-la posteriormente?

 

Sim. Desde que não tenha se esgotado o período de agendamento de provas presenciais do módulo 4.

 

 

Obrigatoriamente o aluno tem que fazer as provas presenciais ao final de cada módulo?

 

Não. As provas presenciais podem ser feitas até o final do módulo 4. No entanto, não recomendamos a prática do acúmulo de provas para o final do módulo 4, porque o aluno terá muito conteúdo para estudar e muitas provas para fazer em curto período de tempo. O ideal é que o aluno faça as provas dos componentes curriculares (disciplinas) ao final de cada módulo cursado.

 

 

Como são as provas presenciais?

 

As provas presenciais são compostas por 10 (dez) questões de múltipla escolha, ou seja, questões objetivas com alternativas de resposta.

 

 

Caso o aluno não concorde com alguma questão da prova presencial é possível solicitar revisão de prova?

 

Sim. Para tanto, é necessário fazer um requerimento e encaminhá-lo ao Setor Administrativo da Educação Continuada (SAEC) especificando qual(is) é(são) a(s) questão(ôes) e justificando o porquê não concorda com a(s) questão(ões) e/ou com o(s) seu(s) gabarito(s) ou quaisquer outros problemas relacionados as questões da prova. O e-mail do SAEC é saec@mackenzie.br

 

 

A prova presencial fica disponível para o aluno?

 

Sim. Após a finalização e envio da prova presencial pelo aluno via Moodle e também quando findo o período de aplicação das provas presenciais pelo polo o aluno poderá consultar a sua prova no Moodle, tendo acesso as questões, as alternativas selecionadas e enviadas e a correção realizada pelo sistema com o gabarito indicando a alternativa correta.

 

 

Dúvidas sobre o módulo de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e apresentação da Monografia (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso)

 

 

Caso o aluno tenha alguma reprovação pendente para ser cursada ele pode fazer o módulo correspondente ao componente curricular Metodologia do Trabalho Científico (MTC)?

 

Não. Conforme previsto no Regulamento dos cursos de Pós-Graduação os alunos dos cursos de especialização na modalidade EaD só podem cursar o módulo de MTC caso tenham sido aprovados em todos os componentes curriculares (disciplinas) do curso.

 

 

Como é desenvolvido o módulo de Metodologia do Trabalho Científico (MTC)?

 

A monografia que é desenvolvida no módulo de MTC tem por finalidade desenvolver um trabalho prático e aplicado baseada na resolução de problemas organizacionais. Durante 10 (dez) semanas o aluno será orientado de modo a fazer entregas semanais que terão um desenvolvimento progressivo e crescente e resultará na última semana na monografia pronta (finalizada). Durante o processo de desenvolvimento da monografia o aluno será avaliado com base em suas entregas parciais que terão uma somatória de zero a seis pontos e a entrega final da monografia revisada valerá de zero a quatro pontos. Portanto, o valor total da monografia é de zero a dez pontos. Para ser considerado nesse módulo o aluno deve obter uma nota igual ou superior a sete.

 

 

Uma vez aprovado no módulo de MTC qual é a próxima etapa para conclusão do curso?

 

Obrigatoriamente o aluno deverá realizar a apresentação da sua monografia presencialmente no polo em que ele está vinculado. O aluno deverá se atentar ao cronograma da sua turma e verificar quando se dará o período de agendamento para apresentação de sua monografia no polo em que está vinculado e também, o período de apresentação. A Secretaria de Pós-Graduação dos Cursos de Especialização na Modalidade EaD informará por e-mail aos alunos quando o período para agendamento da apresentação das monografias estiver aberto.

 

 

O que acontece se o aluno não conseguir apresentar a monografia dentro do período estabelecido no cronograma de sua turma?

 

Conforme Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da UPM, caso, o aluno não consiga ou não possa apresentar a sua monografia conforme o período estabelecido no cronograma da sua turma, ele deverá apresentá-la em até 1 (um) ano após a finalização do módulo de MTC, caso o aluno não realize a apresentação dentro desse prazo, ele será considerado "reprovado" no módulo do MTC. Portanto, não terá o direito de solicitar a emissão do certificado de conclusão de curso, tendo em vista, que a apresentação da monografia, é um requisito imprescindível para a conclusão do mesmo.

Como é feita a apresentação da monografia no polo?

 

A apresentação da monografia será no formato de uma Mostra Científica, ou seja, o aluno deverá confeccionar um banner (conforme modelo a ser disponibilizado no Moodle no módulo de MTC) e com base nesse banner o aluno deverá fazer a apresentação oral do seu trabalho para o professor avaliador. Não haverá nota para a apresentação, mas o professor avaliador deve ratificar o conhecimento do aluno sobre o trabalho desenvolvido. Portanto, o aluno deve se preocupar com a sua postura, argumentação, coerência, fluência verbal e também, garantir que o seu banner foi confeccionado conforme o formato estabelecido e informado durante o desenvolvimento do módulo de MTC. O aluno deve fazer a sua apresentação em até 10 (dez) minutos. No entanto, o aluno deve ficar disponível na sala de avaliação da Mostra Científica, por no mínimo 1(uma) hora.

 

 

O que é uma Mostra Científica?

 

Dentro da realidade dos cursos de especialização da UPM, a “Mostra Científica” é um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos de conclusão (monografia) desenvolvidos pelos alunos concluintes dos cursos de especialização na modalidade EaD. Por se tratar de uma defesa pública isso significa que pelo espaço aonde a “Mostra Científica” estiver acontecendo poderão circular diversas pessoas que tenham interesse em ouvir as apresentações dos alunos e discutir os achados dos trabalhos, ou seja, na “Mostra Científica” o professor avaliador é apenas um dos agentes do processo de apresentação. Nesse momento, é interessante que o aluno também, procure conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas, além de ser uma forma de se socializar e fazer networking, também, é uma maneira de conhecer realidades organizacionais diversas. Por esse motivo, é exigido que o aluno permaneça no local da “Mostra Científica” pelo menos durante uma hora. O formato de apresentação em “Mostra Científica” é utilizado em diversos congressos científicos no mundo todo. No local da “Mostra Científica” terá um “espaço”, aonde o aluno deve colocar o seu banner e posteriormente ficar em pé ao lado dele a disposição do professor avaliador e das pessoas que estejam no local e queiram conhecer o que aluno desenvolveu. Assim sendo, o banner deverá ser impresso em uma gráfica de preferência do aluno, mas dentro das especificidades estabelecidas pela UPM.

 

 

Quais são as especificidades técnicas para impressão do banner a ser utilizado na Mostra Científica para apresentação da monografia?

 

O tamanho do banner deve ser 1,20 de altura por 0,90 de largura. O material para impressão do banner pode ser o que o aluno achar melhor ou o que ficar mais em conta para ele. Em relação ao formato e ao tamanho da fonte a ser utilizada para elaboração do banner é o mesmo que foi disponibilizado para o aluno no “arquivo modelo do banner” no formato ppt, na trilha 8 do módulo de MTC no Moodle. Basta o aluno editar o arquivo em ppt respeitando os aspectos de formatação do mesmo e colocar as informações sobre a sua monografia.

 

 

Caso o aluno fique reprovado no módulo de MTC o que ele deve fazer?

 

O aluno deverá cursar o componente curricular MTC novamente. Da mesma forma que qualquer outro componente curricular. Uma vez que um aluno fica reprovado em algum componente curricular (disciplina) ele deve cursá-lo novamente de forma integral. Para tanto, é necessário fazer um requerimento e encaminhá-lo ao Setor Administrativo da Educação Continuada (SAEC) pedindo a inclusão do componente curricular (disciplina) MTC em sua matrícula quando o mesmo for ofertado novamente em outra turma. O e-mail do SAEC é saec@mackenzie.br

 

 

Dúvidas sobre trancamento e cancelamento de matrícula

 

É possível pedir o trancamento de matrícula de um curso de Pós-Graduação na Modalidade EaD?

 

Não existe trancamento total ou parcial nos cursos de pós-graduação na modalidade EaD.

 

 

É possível solicitar o cancelamento de matrícula de um curso de Pós-Graduação na Modalidade EaD?

 

Sim. O aluno pode solicitar o cancelamento do curso por meio do Terminal Informativo Acadêmico (TIA).