Licenciatura em Geografia

Licenciatura em Geografia

No mundo contemporâneo, onde o dinamismo das relações de poder, a realidade das intensas e constantes migrações, o estabelecimento de fronteiras, os novos desafios geopolíticos, a conflituosa relação entre sociedade e natureza são cada vez mais debatidos, há uma crescente demanda pela participação de profissionais com uma compreensão crítica sobre estes temas. Assim, formar especialistas nesta área pressupõe a contribuição de diferentes campos do conhecimento – filosófico, antropológico, histórico, ambiental, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural – para que eles desenvolvam, com competência e criatividade, processos educativos de acordo com a realidade na qual atuarem; compreendam as especificidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, e aprendam a desenvolver a análise e a crítica na investigação científica.

 

Alunos deste curso também deverão apropriar-se do saber referentes ao relevo, ao clima, ao solo, à vegetação e aos sistemas hidrográficos de uma região ou de um país e as relações entre o meio natural e os grupos sociais, bem como articular os aspectos fundamentais da geografia econômica, política e da demografia com as importantes questões socioeconômicas de uma nação. Destaca-se, ainda, a importância do curso para outras áreas do conhecimento, como História, Sociologia, Geologia, Engenharia, Estatística, dentre outras, entre as quais existem relações fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento da sociedade.

Mercado de Trabalho

 

A Licenciatura em Geografia forma profissionais para a docência no Ensino Fundamental e Médio e para Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico em espaços escolares e não-escolares. Esta atuação é pautada pela legislação e pelas diretrizes vigentes, assim como pela confessionalidade, missão, visão, princípios e valores da instituição. Também qualifica seus estudantes para a pesquisa acadêmica, a atuação junto a órgãos governamentais, assessorias a instituições públicas e privadas, elaboração de políticas públicas e sociais. Numa sociedade que tem diante de si o desafio do desenvolvimento com responsabilidade e sustentabilidade, o crescente processo de urbanização e os novos desafios geopolíticos, a atuação deste profissional se torna cada vez mais imprescindível.

Deseja conhecer mais sobre este curso e a Universidade Presbiteriana Mackenzie? Preencha o formulário abaixo para que entremos em contato com você!

 

Ato de Autorização

Resolução CONSU-19/2016 de 17 de novembro de 2016


Duração

4 anos (8 semestres)

 

Investimento

Informação disponível na página do polo escolhido.