Licenciatura em História

Cursos oferecidos

Licenciatura em História

O curso de Licenciatura em História EaD do Mackenzie leva em consideração que o saber histórico é produzido em meio a relações de poder, por isso, repleto de significados. Logo, o curso contribuirá com a formação de profissionais capazes de analisar diversas perspectivas histórico-sociais, cientes de que o conhecimento de textos históricos também tem uma história, ou seja, em determinados contextos, certos conhecimentos foram constituídos e não outros. Isto significa perceber, além do texto lido, os sujeitos atuantes, o contexto de produção e de circulação dos conhecimentos históricos.

 

Formar especialistas nesta área pressupõe a contribuição de diferentes campos do conhecimento – filosófico, antropológico, ambiental, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural – para que eles desenvolvam, com competência e criatividade, processos educativos, de acordo com a realidade na qual atuarem; compreendam as especificidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos e aprendam a desenvolver a análise e a crítica na investigação científica no estudo da História Clássica e no diálogo com as diferentes correntes de pensamento. O aluno também estará capacitado para a problematização de processos e contextos históricos, a análise e o rigor acadêmico para a leitura de obras e a criação de condições para a redação de trabalhos dissertativos na área do saber histórico.

Mercado de Trabalho

 

A Licenciatura em História forma profissionais para a docência no Ensino Fundamental e Médio e para Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico em espaços escolares e não-escolares. O Licenciado em História também estará capacitado para atuar nos espaços públicos e privados, seja na formulação de políticas públicas, assessoria política, ONG´s, consultorias, mundo literário, museus, elaboração de propostas de intervenções na realidade social e pesquisas historiográficas. Neste sentido, qualifica seus estudantes para a pesquisa acadêmica com responsabilidade, estimula a aquisição e valorização dos bens culturais, dos procedimentos da investigação acadêmica, do compromisso com a multiplicação do saber acumulado, do espaço de construção ética da sociedade.