Atividades Acadêmicas

Encontros Integradores e Atividades Complementares

A fim de propiciar ao aluno a possibilidade de expandir e reconhecer as competências desenvolvidas serão destinadas horas para atividades complementares. Tais atividades serão oferecidas na forma de teleconferências, palestras, eventos, não só disponibilizados e realizados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, como por intermédio de orientações aos polos para identificação e disponibilização de eventos locais aos estudantes.

Projeto integrador

O projeto integrador tem como objetivo formar profissionais que sejam flexíveis, que saibam mobilizar o saber construído, de forma inovadora, a fim de que atendam à dinâmica do mercado de trabalho. Esse projeto será desenvolvido ao longo dos dois últimos semestres, onde no 3º semestre o aluno tem como meta identificar um problema/oportunidade a ser investigada e no último semestre, o foco é propor mudanças ou intervenções, analisando os recursos necessários para resolver ou minimizar o problema/oportunidade apresentado no semestre anterior.

Atividades de Extensão

Em harmonia com a Política Nacional de Extensão o Centro de Educação,  Filosofia e Teologia  da Universidade Presbiteriana Mackenzie, preconiza no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia EaD o exercício de atividades de extensão como parte integrante do processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Tal orientação tem por objetivo contribuir para que a Extensão Universitária seja parte da solução dos grandes problemas sociais do País, desenvolvendo  relações multi, inter e ou transdisciplinares e a interação com a vida  profissional em diversos setores da Universidade e da sociedade.

Pesquisa / PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/Mackenzie) destina-se a iniciar o aluno nas atividades de pesquisa, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da pesquisa na Universidade recebe o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os “alunos-pesquisadores”, bem como por meio de convênio com outras agências de fomento, como o CNPq.